Para trocar de categoria, é preciso seguir algumas exigências de gradação. A troca de categoria é diferente da adição. Nesse caso, é possível adicionar a categoria “A”, por exemplo, a todas outras categorias. Porém, o mesmo não acontece com as outras classificações, nesse caso, você troca de “B” para “D” e de “D” para “E”.
Para entender o que é preciso para mudar de categoria, primeiramente vamos ver qual a competência de cada categoria:
- Categoria A – habilitação para veículos de 02 ou 03 rodas, podendo ou não levar carro lateral. Exemplos: motos, ciclomotores e triciclos.
- Categoria B – habilitação para veículos que podem ter ou não reboque, com peso bruto de até 3.500 kg e lotação máxima de 08 passageiros fora quem conduz. Também permite conduzir o motor-casa de até 6.000kg ou com lotação máxima de 08 pessoas fora o motorista
- Categoria D – habilita para dirigir veículos iguais da categoria B e veículos de passageiros com lotação maior que 08 pessoas fora o condutor (micro ônibus, vans e ônibus). Essa habilitação também permite a condução de veículos de carga (caminhões), articulados ou não com peso máximo de 3,5 toneladas, além de trator de rodas e máquinas agrícolas.
- Categoria E – o habilitado pode conduzir qualquer um veículo citados nas categorias B e D, além de nessa categoria também poder conduzir veículos acoplados que passam de 06 toneladas (caminhões, carretas, reboques e semirreboques e trailers).
O que fazer para adicionar ou mudar de categoria?
Para adicionar a categoria “A” a qualquer outra categoria: Realizar o curso de aulas práticas, 15 aulas de 50 minutos cada sendo 01 aula noturna.
Para adicionar a categoria “B” (caso sua habilitação seja somente A): Realizar, da mesma maneira, às 15 aulas práticas de 50 minutos cada, sendo 01 aula noturna no veículo da Auto Escola.
Para solicitar a categoria “D” (trocar de B para D): mínimo de 02 anos habilitado na categoria B, ter no mínimo 21 anos de idade, e ser aprovado no exame psicotécnico e físico. Além disso, o condutor não poderá ter sido multado por infração grave nem gravíssima, nem ser reincidente em infração média no ultimo ano. Por fim, ao cumprir os requisitos, o mesmo fará o curso com 20 aulas práticas de 50 minutos cada e teste de direção.
Para solicitar a categoria “E” (trocar de D para E): o motorista deve ser habilitado na categoria D a pelo menos 01 ano. Ter mais de 21 anos e ser aprovado nos testes físico e psicotécnico. Além disso, o condutor não poderá ter sido multado por infração grave nem gravíssima, ou ser reincidente de infração média no ultimo ano. Ao cumprir os requisitos, terá de cumprir 20 aulas práticas de 50 minutos cada, e realizar teste de direção.
Atenção!
Dirigir um veiculo com CNH ou permissão incompatível com a categoria incorre em multa gravíssima! Por isso é bom ficar atento e se manter seguro! Entre em contato conosco e saiba como adicionar ou mudar de categoria!
Comentários