(11) 4343-6133

A CNH especial pode ser adquirida por pessoas com mobilidade reduzida, ou algum tipo de deficiência que afetam a coordenação motora ou cognitiva, mas não interfiram na capacidade de dirigir. Para esse tipo de CNH, é necessário que o solicitante passe por avaliações médicas para analisar seu caso pessoal, e assim saber se ele esta ou não apto para dirigir. Além disso, pessoas com nanismo, ou falta de algum dos membros, ou que fazem uso de prótese, também podem usufruir desse recurso, desde que o carro seja adaptado.

O que é preciso para tirar a CNH Especial?

Na verdade, os critérios para tirar a CNH Especial, parecem muito com os aplicados na CNH comum. A diferença é que no caso da Especial, os exames psicotécnicos e físicos serão mais extensos e detalhistas, para avaliar a capacidade real do aluno de dirigir. Além disso, na hora do exame, um médico acompanha o percurso para avaliar se o carro da Auto Escola se enquadra na necessidade do aluno.

A Auto Escola deve fornecer um carro adaptado para que o aluno faça as aulas e o exame, e vale lembrar que, nenhuma taxa a mais será cobrada para a CNH Especial.

Caso o aluno seja aprovado para esse tipo de CNH, nela, deverá conter uma observação em forma de letra. Essas observações vão de A a Z e cada letra tem um significado. Por exemplo:

  • Uso de lentes corretivas (A);
  • Aceleração e freios manuais (H).

Mudando de CNH Comum para Especial e Renovando a Habilitação

Caso alguém com a CNH comum precise, por ter sofrido acidente ou até mesmo adquirido algum tipo de patologia que reduza sua percepção motora e cognitiva, mudar para CNH Especial, ele poderá fazê-lo antes mesmo de sua CNH comum vencer. Ele deverá realizar exames médicos para se habilitar à nova CNH. Cada estado tem sua regulamentação sobre as aulas que devem ser realizadas nesse caso.

Para renovar a CNH Especial, no entanto, nada muda. Esse processo se iguala ao processo comum, tendo em vista, 05 anos de validade e 03 anos para pessoas com mais de 65 anos. Porém, vale ressaltar que, dependendo da patologia do condutor esse prazo pode ser alterado. Levando isso em conta, após o vencimento, o motorista pode dirigir durante o prazo de 30 dias até a suspensão.

Se você possui alguma deficiência ou patologia e for pego sem habilitação, a lei se aplica igualmente no seu caso, multa e suspensão do direito de dirigir. Por isso, o melhor a fazer é procurar uma Auto Escola que atende esse tipo de serviço e tirar sua habilitação.

Entre em contato com a Auto Escola Brisa localizada em São Bernardo do Campo e saiba mais.

www.autoescolabrisa.com.br