Durante a jornada para tirar a Carteira de Habilitação Nacional – CNH – muitos condutores ficam preocupados com uma das etapas do processo: o teste psicotécnico.
Isso porque muitos não entendem do que se trata e o que o teste psicotécnico avalia.
Pensando nisso, a Autoescola Brisa preparou esse artigo que explicará tudo que você precisa saber sobre o teste. Afinal, entender a avaliação vai te deixar mais preparado e menos ansioso durante essa fase tão importante no processo de retirada da carteira de motorista!
O que é e qual a objetivo do teste psicotécnico?
O teste psicotécnico consiste em um método avaliativo de personalidade, que analisa por meio de métodos e técnicas psicológicas, os seguintes processos psíquicos:
- Tomada de decisão;
- Processamento de informação;
- Comportamento;
- Autoavaliação do comportamento;
- Traços de personalidade.
A avaliação psicológica utiliza das seguintes técnicas e instrumentos:
- Entrevistas diretas e individuais;
- Testes psicológicos de acordo com resoluções vigentes do Conselho Federal de Psicologia, que determina como deve ser feito o exame psicotécnico;
- Dinâmicas de grupo;
- Escuta e intervenções verbais.
A finalidade principal do teste é determinar se o condutor está preparado psicologicamente para dirigir, e se ele consegue lidar com as situações comuns do trânsito, como é o caso de engarrafamentos, que no geral costumam ser muito estressantes.
A partir dos resultados do exame é possível verificar os traços psicológicos do candidato a Carteira de Habilitação, e analisar suas potenciais ações como motorista, pois o objetivo é descartar a possibilidade de que o condutor haja de maneira imprudente ao volante.
Como é e qual a duração de um teste psicotécnico?
Alguns testes podem ser comparados com desenhos dos quais fizemos na escola, e por essa razão muitos questionam sua relevância, já que não compreendem seu funcionamento.
O fato é que na infância, o grafismo é muito importante para o desenvolvimento da coordenação motora fina da criança. Ao desenhar e traçar linhas, mesmo que sem sentido aparente, a criança começa a delinear sua grafia e aprende a expressar-se internamente. Não é por acaso que o desenho consiste em um instrumento muito utilizado por psicólogos ou psicopedagogos para avaliar psicologicamente uma criança.
Enquanto na idade adulta, o grafismo mostra os indicadores da nossa personalidade e do nosso comportamento. Portanto, há vários exames psicotécnicos com diferentes finalidades. Um exemplo é o exame psicotécnico para avaliar a atenção dos futuros motoristas. Você pode se deparar com exercícios que apresentam estímulos visuais e sonoros.
A sua agilidade na resolução dos cálculos também é outro ponto a ser avaliado. Afinal, o raciocínio rápido é um ponto positivo, pois indica que você provavelmente saberá resolver um problema rapidamente, quando ele surgir, e você estiver ao volante.
Por fim, quanto a duração do exame psicotécnico ela é, em média, de 1 hora, sendo seus resultados disponibilizados cerca de 30 minutos após o candidato realizar o teste.
Dicas para se preparar para o exame
Para realizar o exame psicotécnico você não precisa necessariamente de uma preparação. Entretanto, ler conteúdos e ver vídeos sobre o tema, ou conversar com pessoas que já passaram pelo exame, pode te ajudar a se sentir mais confiante para o momento da realização do teste.
Outras dicas importantes para seguir no dia do exame são:
- Ter uma boa noite de sono – Afinal dormir bem vai possibilitar que no dia prova você esteja em uma condição física e mental boa para se sair bem na prova.
- Ficar longe de aparelhos tecnológicos por algum tempo – Apesar da tecnologia ser nossa aliada em vários momentos do dia, em certos momentos é importante se desligar um pouco dela para descansar a sua mente. O recomendado é que antes do exame você desligue o celular, tablet, computador e outros aparelhos tecnológicos, para evitar a ansiedade e cansaço mental.
- Se alimentar adequadamente – É muito importante que, apesar do nervosismo, você se alimente de forma adequada. Não fique de jejum, pois a fome pode causar dor de estômago e prejudicar o seu raciocínio.
E se eu reprovar?
Infelizmente, apesar de você ter se preparado, ainda é possível que você seja reprovado. Mas o importante nesse momento é não desanimar!
A partir dos resultados da avaliação psicológica o candidato pode ser considerado apto, inapto temporário ou inapto.
Apto significa que o seu desempenho é ideal para a condução de automóveis. Se você for classificado como inapto temporário, você poderá realizar novamente quando o prazo de inaptidão se findar. Já se você é inapto, não terá as características necessárias para conduzir o automóvel.
Caso você tenha um resultado negativo no exame psicotécnico e seja considerado inapto ou inapto temporariamente, poderá pedir uma reavaliação e solicitar uma explicação do psicólogo do porquê você não passou no teste.
Depois disso, você terá 30 dias para solicitar uma nova avaliação do teste e, assim, poder dar seguimento ao processo para a tão sonhada habilitação.
Conclusão
Bom, agora que você já sabe tudo que precisa sobre o exame psicotécnico é importante lembrar que o teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente. Então, o ideal é não se deixar ser dominado pelo nervosismo e a preocupação excessiva, estar descansado e alimentado no dia do teste e manter o foco.
Nós da Autoescola Brisa desejamos boa sorte para você que está nessa etapa de testes da conquista da CNH, e caso você ainda não tenha iniciado o processo, entre em contato conosco e realize sua matrícula, chega de adiar seu sonho!
Comentários